Saiba mais sobre o uso do plástico polietileno

Para quem não sabe, o polietileno (PE) é um dos plásticos mais importantes e utilizados atualmente, em particular entre os termoplásticos que são aqueles que se deformam com o calor. Podemos encontrar cinco variações de polietileno, sendo eles: polietileno de alta densidade (PEAD), polietileno de baixa densidade (PEBD), polietileno linear de baixa densidade (PELBD ou PEBDL), polietileno de ultra alto peso molecular (PEUAPM) e polietileno de ultra baixa densidade (PEUBD), sendo que todos podem ser reciclados e comercializados na forma de material recuperado.

Os plásticos polietileno possuem propriedades únicas, vejamos algumas delas:

  • Resistência ao impacto;
  • Alta flexibilidade;
  • Estabilidade térmica e química (em determinadas condições).

Os plásticos polietileno possuem diversas aplicações, sendo a principal delas na indústria de embalagens flexíveis, em especial, a indústria de alimentos que é a maior consumidora deste tipo de material. É utilizado também em caixas de engradado, embalagens de sabão em pó e embalagens de leite, tubos para sistemas de drenagens e irrigação, condução de cabos elétricos e de telecomunicações.

Quais são as vantagens em usar os plásticos polietileno

São inúmeros os benefícios em utilizar os plásticos polietileno. Vejamos algumas das principais características que tornam este tipo de material muito procurado atualmente pelas empresas:

  • São atóxicos;
  • Possuem alta resistência à tração, tensão e compressão;
  • São impermeáveis;
  • Possuem boa flexibilidade;
  • São mais resistentes à incidência de raios solares em relação aos outros polímeros.

Essas são algumas das características que tornam os plásticos polietileno muito empregados em diversos produtos do nosso cotidiano.

Plástico polietileno e a sustentabilidade

Uma das grandes questões atualmente com os plásticos polietileno é o seu destino final. É cada vez maior a preocupação das empresas com a reciclagem deste tipo de material tanto do ponto de vista ambiental, como econômico.

É possível identificar se o produto composto por plásticos polietileno é ou não reciclável, se este apresentar o símbolo de reciclagem em sua embalagem. Assim, com esta identificação é possível promover a coleta para o descarte seletivo e contribuir para a reciclagem adequado dos plásticos, colaborando com a sustentabilidade de nosso planeta e reduzindo a quantidade e o volume de lixo produzido.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Plásticos polietileno:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Plásticos polietileno: