Saiba mais sobre o plástico que encolhe

O plástico para shrink é criado em muitas estruturas de largura e espessura, com propriedades técnicas que dependem do processo de extrusão. Sofrem encolhimento por dois processos: automático (túnel com resistências elétricas) ou manual (maçarico) e assim utilizado com máxima eficiência em indústrias de refrigerantes, vinícolas, cervejarias, vidrarias, refratários, tintas, móveis, alimentos, editoras, farmácias, cosméticos, gráficas, eletrônico, brinquedos, higiene e limpeza.

O plástico para shrink também conhecido como plástico termoencolhivel, é fabricado em PEBD virgem ou reciclado. Além disso, o plástico para shrink pode ser liso ou impresso, transparente ou pigmentado.

A aplicação do plástico para shrink pode ser feita em máquinas automáticas e semiautomáticas e, por ser uma embalagem com flexibilidade, é possível fabricá-la também com baixas taxas de encolhimento. Essa configuração estabelece estrutura para que o produto se enquadre sobre o material.

O filme shrink proporciona praticidade e por ser compacta amplia o espaço, facilitando o transporte das mercadorias. Além disso, outra utilização muito frequente deste tipo de embalagem é para mercadorias que demandam embalagens múltiplas, objetos de formatos irregulares ou que tenham bordas afiadas.

Benefícios do plástico para shrink

  • Facilidade de manipulação;
  • Visibilidade de carga;
  • impermeabilização.

O plástico para shrink possui credibilidade no segmento por ser uma solução inteligente para uma série de questões de embalagem no varejo e na indústria, por se adequar ao formato do produto. Em razão disso, é a opção ideal para o acondicionamento de inúmeros objetos como brinquedos, ferramentas, utensílios domésticos, entre outros.

Processo de fabricação

O processo de encolhimento do filme de pvc acontece por uma ventilação de ar quente direcionado no filme plástico fazendo com que o mesmo encolha se moldando ao produto ou objeto, obtendo um surpreendente poder de vedação. O plástico termo encolhivel, mesmo quente, não cola nos produtos embalados ou em outros tipos de plásticos (tipo PE, PP, etc), com isso é amplamente utilizado em diversos segmentos.

Comparando com outros tipos o plástico para shrink encolhe muito mais rápido, necessitando de uma temperatura bem inferior com alta velocidade de retração na passagem pelo túnel de encolhimento ou dentro da cúpula da seladora, esta rapidez gera economia de energia e menor tempo no processo de encolhimento.

O plástico para shrink é reconhecido pelo acabamento, transparência e poder de encolhimento.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende Plástico para shrink:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende Plástico para shrink: